sábado, 17 de setembro de 2011

Dominância

A raça Bull Terrier já é uma raça com o temperamento forte, combinada com um filhote com característica dominantes fica realmente difícil!
O Pepe é dominante, desde a primeira consulta no veterinário ele deixou isso bem claro, o criador poderia ter me alertado na hora que eu fui busca-lo mas não fez, principalmente sabendo que eu tinha duas crianças, mas tudo bem!!!
Só que ele está crescendo e começou a mostrar seu lado dominante, principalmente comigo, ele me enfrenta mesmo e mostra os dentões! Estou lendo o livro do Encantador de Cães para ver se ajuda, o problema é que não estou, por mais que eu tente, ter uma postura calma como ele diz!
Nessa semana eu fui com o Pepe no parque de cães que frequento ha mais ou menos um mês, como ele quer dominar todo mundo não para de subir em outros cães, ele chega a ser tão irritante que já levou duas mordidas, mas agora o lado Bull dele já está aflorando, quando um cachorro chama ele para brigar ele vai!!! E para tirar ele não é fácil, ele avança e quer me intimidar, mas não deixo, procuro ter um pulso firme, mas as vezes não é fácil! Não pensei que ia acontecer tão rápido, pelo que eu li o Jimmy começou agora com 1 ano, não sei outros Bulls, estou começando a ficar preocupada e por isso que essa semana o Pepe começa o adestramento e eu espero mesmo que ajude porque não quero ter um Bull que eu não possa sair para passear, que um cão social
Outro ponto são as crianças, ele tem que ser submisso à elas e não elas!
Espero que não tenha que recorrer à castração!
Se voces puderem comentar se esse episódio já aconteceu com mais alguem eu agradeço!

3 comentários:

  1. Olá Fernanda,
    Tudo bem?

    Minha bull está com 8 meses, saindo na rua ela se exalta qdo vê outros cães... mas muito da sua reação vem da postura destes outros caes... se eles demonstram agressividade ela fica bem agitada... mas se estão mais calmos ou querem apenas brincar ela se controla bem... inclusive tem varios colegas que vemos sempre nas caminhadas.

    Comigo e com minha esposa ela está bem submissa, nunca rosnou nem nada... espero que continue assim.

    Abraços
    Victor
    www.abullterrierjamaica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Fernanda!
    Eu e Deyler compramos os dois livros do Encantador de Cães antes mesmo de pegar o Bob e foi muito bom! Gostamos muito e tentamos seguir ao máximo as orientações...podemos dizer que muita coisa deu certo. Conseguimos controlá-lo bem e hoje com 9 meses e meio, Bob não é de rosnar e nem latir para nós e nem pra ninguém (com exceção dos cavalos...ele tem TOC por cavalos..kkk). Aliás, ele é meio exceção a regra...não é de ficar fazendo bullzices e está sempre tranquilão!!!kkkk...Os outros cachorros fazem ele de gato e sapato!!!kkk
    Mas tenho que admitir que ele elegeu Deyler como o "líder"...rsrs...se ele faz alguma coisa errada é só o Deyler aparecer que pronto...rapidinho ele abaixa a cabeça e sai de fininhho...rsrs...Comigo o negócio é diferente...ele me respeita, mas me vê como uma bull tb...kkkk...ele brinca comigo como se estivesse brincando com outro...kkk...mordiscadas, patadinhas chamando a atenção e corridas em volta da mesa estilo pega-pega...kkkk...mas na hora de corrigir...ele tb me respeita!!! As vezes, demora um pouquinho...aí aplico aquela jogada no chão e seguro firme no pescoço apoiando a parte traseira, pq ele é bem forte..rs...e espero ele se render...só depois solto...aí ele fica tranquilinho!
    Acho que pra nós o que funcionou muito bem, foi a supervisão...sempre que ele fazia alguma coisa errada estavamos sempre lá...e brigavamos na hora...sempre corrigindo...as vezes rola uma paumada, mas geralmente deixamos ele de castigo (pegamos ele e colocamos dentro da casinha(caixa de transporte) e só saí de lá depois que já está calmo).
    Não sei se ele vai mudar quando crescer mais um pouco, mas acredito que não...vamos esperar!!!kkk
    Sucesso com o Pepe, mas seja firme, as vezes dá dó, mas temos que impor respeito e limites.
    Bjs
    Monique
    http://bobthunderbullterrier.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Te recomendo a castrar ele. Ajuda muito.
    Eu sigo todas as dicas do Cesar (O encantador de cães), li os livros e vejo sempre o programa, e os resultados foram excelentes, não rosna pra mim, posso colocar a mão na ração ou no osso dela que ela não faz nada, caminha só ao lado, se da bem com outros cães, etc.. continue seguindo essas dicas que vai dar tudo certo, mas acho realmente que devia castrar seu cão

    ResponderExcluir